Voltar
PRESS-RELEASE

Comissão de Poliuretanos da Abiquim mostra panorama do mercado de poliuretanos
Três palestras apresentarão diversos aspectos técnicos e mercadológicos dos poliuretanos no Brasil. Estas palestras serão realizadas no Painel Isolamento Térmico, Painel Construção Civil e Painel Espumas Flexíveis, paralelamente à FEIPLAR COMPOSITES & FEIPUR 2014. Confira
 

11 de novembro
Painel Isolamento Térmico
Tema: Norma para Sistema de espuma rígida de poliuretano para aplicações in situ pelo processo spray sobre coberturas

O Brasil já tem sua primeira norma para nortear o mercado de spray de poliuretano sobre telhados para fins de isolação térmica. A norma estabelece o processo de preparação da espuma e os procedimentos executivos para aplicação in situ por spray de poliuretano sobre coberturas (SERP – Sistema de Espuma Rígida de Poliuretano por spray), como isolante térmico para edificações. Foi publicada em 12 de novembro pela Associação Brasileira de Normas Técnicas com a nomenclatura ABNT NBR 16240:2013 e entrou em vigor a partir de 12 de dezembro de 2013.

A elaboração da norma é fruto de um longo trabalho de pesquisa e consultas técnicas que começou em 2009, quando a ABNT aprovou a instalação da Comissão de Estudo (CE) de Sistemas de Espuma Rígida de Poliuretano aplicada por aspersão. A CE teve como coordenador Cid Adorno de Araújo Dias (Therm Jet) e como secretários Arlindo Mendonça Filho (Basf), André Fernandes (Dow Brasil).

A primeira reunião da CE foi em julho de 2009, com a participação de representantes da cadeia produtiva, produtores de matérias-primas, instaladores e aplicadores. A partir de setembro daquele ano, foi analisado o texto base para a elaboração da norma, que teve como relator João de Valentin (Hexagrama), consultor contratado pela Abiquim - Associação Brasileira da Indústria Química.

Depois de três consultas públicas (outubro/2012, maio e setembro/2013), o texto foi aprovado pela Comissão e homologado pela ABNT. A partir de agora, os interessados vão ter à disposição todas as informações de que precisam para garantir a segurança e a eficiência no uso da espuma rígida de poliuretano sobre telhados, um dos principais recursos para a regulação térmica nos ambientes. Uma importante conquista para a indústria química e os demais segmentos do setor.

O que é o SERP - Sistema de Espuma Rígida de Poliuretano por spray

O SERP é produzido a partir da reação química de dois componentes inicialmente líquidos, o poliol e o isocianato. O produto é pulverizado através de uma pistola especifica em alta pressão e em camadas sucessivas até atingir a espessura esperada, criando uma barreira ao ar e assim uma isolação térmica de altíssima eficiência. Sobre a espuma rígida de poliuretano aplicada, é feita uma pintura acrílica 100% não estirenada ou outro tipo de acabamento que garanta por no mínimo 5 anos a proteção que o poliuretano requer contra raios ultra violetas (UV). O SERP pode ser utilizado em uma ampla gama de isolamentos em diversas áreas: telhados, câmaras frigoríficas, construções, granjas, tanques, depósitos, etc.

Palestrante: André Fernandes, Dow Brasil
André Fernandes é Engenheiro e Bacharel em Quimica pela Universidade Unisanta,  Gerente Técnico Comercial da Dow, da divisão de ICEE. Com 25 anos de formação profissional, atua no mercado de poliuretanos desde 2000 quando assumiu as responsabilidades de Líder do Laboratório de Desenvolvimento de formulações e sistema de Poliuretanos para os segmentos de Espuma Rigida, Flexivel, Solados, Adesivos e elastomeros de alta performance e há 10 anos atua no mercado de PU como Representante Técnico Comercial para as diversas aplicações acessorando tecnicamente os clientes. Atualmente voltado para o mercado de Infraestrutura focado nos sistemas de Poliuréia e elastomeros de alta performance.

12 de novembro
Painel Construção Civil
Tema: A importância da norma de poliuréia para o mercado brasileiro

A importância da norma é ajustar uma única linguagem técnica todo o mercado brasileiro e estabelecer parâmetros de qualidade e desempenho dos sistemas de Poliuréia e sistemas híbridos poliuréia/poliuretano. No Brasil essa tecnologia é ainda recente, isto é, existe há menos de 10 anos, e devido aos inúmeros benefícios, tais como: secagem ao toque em 6 a 8 segundos; insensibilidade à umidade e temperatura; elevadas resistências mecânica e química, entre outras propriedades esta tecnologia está a crescer muito rapidamente no Brasil. Esta tecnologia é relativamente nova quando comparado com poliuretanos, epóxi e tintas alquídicas. Este mercado é muito promissor no nosso país, principalmente nas áreas da construção civil, estruturas de plataformas de petróleo, naval, obras d’arte entre outras aplicações.

Palestrante: Wanderley da Costa, consultor Fundação Pátria
Wanderley da Costa é pós-doutorando em Engenharia Metalúrgica de Materiais com aplicação de campos magnéticos no estado líquido, pela Escola Politécnica da USP. É doutor pela Escola Politécnica da USP, no Dep. Engenharia de Metalúrgica e de Materiais, e mestre em Engenharia de Processos Químicos e Bioquímicos, pelo Centro Universitário da Escola de Engenharia Mauá. Conta com 33 anos de atividade química em pesquisa e desenvolvimento de materiais, adesivos e selantes, incluindo 15 anos em aplicação de campos magnéticos no estado líquido.

13 de novembro
Painel Espumas Flexíveis
Tema: ABIQUIM-INMETRO - Norma de Colchões e Colchonetes

A norma estabelece os requisitos mínimos de avaliação da conformidade para Colchões e Colchonetes de Espuma Flexível de Poliuretano, com foco em desempenho. Ela apresenta tabelas e parâmetros mínimos e máximos que regulam as espumas e tecidos utilizados na fabricação de colchões e colchonetes feitos de poliuretano, regulamentando desta forma essa indústria.
Palestrante: Roberto Vagner Luiz, Evonik
Roberto Luiz é Engenheiro Químico com MBA em Administração Industrial e Gerente responsável pelos negócios de Aditivos de Poliuretano da Evonik para a Região da América do Sul.

 

Faça sua inscrição GRATUITA para o evento deste ano em www.feiplar.com.br (painéis setoriais)


Mais informações:
Diego Servulo
Email: diego@artsim.com.br
Tel: 55-11-2899-6385
Website: www.feiplar.com.br

Voltar