Voltar
PRESS-RELEASE

Hidrofluorolefinas – HFOs: Alternativa viável para elimaçao de HCFC141b em espumas rígidas de poliuretano
Confira a tecnologia que a Dow Brasil apresentará durante a sexta edição do Congresso Internacional de Poliuretano que acontecerá no dia 12 de novembro, paralelamente à FEIPLAR COMPOSITES & FEIPUR 2014
 

A necessidade de se atingir padrões elevados de sustentabilidade e atender regulações locais e internacionais para proteger o meio ambiente tem se tornado um objetivo comum em muitos segmentos industriais em todo o mundo.  Nesse contexto, a indústria de poliuretanos esta fortemente comprometida para continuamente desenvolver produtos que  proporcionem alto desempenho e com foco no uso de substâncias que agridam o mínimo o meio ambiente.  No segmento de espumas rígdas, a escolha do agente de expansão (BA) é um elemento chave no desenvolvimento de formulações. A escolha do BA é fundametal,  pois este define em grande parte as propriedades das espumas, porém tem uma consequência direta no impacto ao meio ambente, podendo ser positivou ou negativo dependendo da escolha.    

O Brasil, como pais em desenvolvimento, faz parte do Artigo 5 como membro signatário do Protocolo de Montreal.  A necessidade de se eliminar os HCFCs (hidroclorofluor carbonos) e até mesmo acelerar esse processo,  enfrenta um desafio muito grande. As alternativas disponíveis para a eliminação do HCFC141b em espumas rígidas tem enfrentado muitas dificuldades.  Hidrocarbonetos (Pentanos) largamente usados na tecnologia de PU, são uma alternativa excelente do ponto de vista de propriedades e processos  das espumas  e totalmente favorável para o meio ambiente, porém por serem infláveis, requerem investimentos pesados para implementação.  Agentes de expansão como Metilal ou mesmo Formiato de Metila, que também são alternativas sem impacto negativo para o meio ambiente,  requerem cuidados adicionais por serem inflamáveis e como aspecto muito desfavorável tem isolamento térmico similares aos sistemas expandidos com Água. Não fossem esses aspectos negativos dos tres ultimos BAs, seriam alternativas excelentes. Completando a lista de alternativas,  os HFCs (hidrofluorcarbonos: 245fa, 365 /227ea) formam um grupo de moleculas que podem oferecer espumas com ótimas propriedades.  Inclusive  tem sido usados satisfatoriamente nos paises desenvolvidos, por muitos anos,  pois apresentam zero “Ozone Depletion Potential” ODP como os demais BAs  citados como alternativas do HCFC141b. Entretanto,  devido seu impacto negativo quanto ao “Global Warming Potential”  GWP, também tem sido alvo para eliminação num futuro próximo.    

O surgimento dos BAs de quarta geraçao,  Hidrofluorolefinas HFOs:  Solstice(R) LBA, Forane(R) 1233zd e Formacel (R) FEA 1100 disponiveis respectivamente por Hoenywell, Arkema e DuPont amplia grandemente as possibilidades para a eliminaçao  de HCFC141b.  Este trabalho apresenta dados de espumas com os BAs de quarta geração e discute a viabilidade destas moleculas pelas vantagems que possuem por serem liquidas, não inflamáveis originando espumas com propriedades superiores e sem agressão ao meio ambiente, já que apresetam zero ODP e praticamente zero GWP.  

Os palestrantes serão Paulo Altoé e Rodnei Abe.

O Congresso Internacional de Poliuretano acontecerá nos dias 11 e 12 de novembro, paralelamente à FEIPLAR COMPOSITES & FEIPUR 2014 – Feira e Congresso Internacionais de Composites, Poliuretano e Plásticos de Engenharia. A Feira será realizada de 11 a 13 de novembro, no Expo Center Norte (Pavilhão Verde) em São Paulo, SP. O horário da feira é das 12h às 21h, e das palestras é das 8h às 18h. Mais informações – www.feiplar.com.br

Data: 12 de novembro
Horário deste congresso: 14h40 às 18h
Local: Expo Center Norte (Mezanino)

Faça sua inscrição GRATUITA para o evento deste ano em www.feiplar.com.br (Congressos)

Mais informações:
Diego Servulo
Email: diego@artsim.com.br
Tel: 55-11-2899-6385
Website: www.feiplar.com.br

Voltar